Professores da Rede Municipal de Ensino das disciplinas de Ciências e Geografia participaram de uma formação prática na semana passada. Eles foram visitar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para conhecer as instalações e a produção da empresa no município. A intenção foi de proporcionar aos professores a possibilidade de conhecer o local e explorar os conteúdos pertinentes aos seus planejamentos, e também para que possam, futuramente, agendar uma visita orientada com suas escolas.
Essa visita foi organizada pelas coordenadoras de Ciências, Thaís Jannuzzi Chaves e Geografia, Ivanis Bordignon Nunes, da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Na oportunidade, foram apresentadas aos professores diversas informações da empresa como sua história, demais sedes no país, processo de produção do aço, principais reações químicas realizadas, produtos fabricados (principalmente linha branca e construção civil) e noções de sustentabilidade.
Os professores ainda realizaram uma visita guiada com engenheiros responsáveis nos galpões de produção, para visualização dos processos do uso da matéria prima até a finalização da produção das bobinas de aço.
Segundo as coordenadoras, a visita é uma possibilidade a mais que os profissionais têm para trabalhar os conteúdos com os estudantes. “Desta forma é possível viabilizar que os alunos conheçam um pouco mais das indústrias do município, o mercado de trabalho e estabeleçam uma relação entre os conteúdos das disciplinas de uma maneira mais prática e realista dentro da própria cidade”, finalizaram.