Respeito e segurança para ciclistas
Grupo realizou percurso de 9 km e 100 metros pela cidade conscientizando a população

Cerca de 25 ciclistas, entre 12 e 60 anos, se reuniram na manhã de domingo, 10, para lutar pelos direitos do ciclismo e conscientizar a população através da 1ª Pedalada. O grupo se encontrou às 9h na Praça da Bíblia e saiu pelo viaduto novo, entrando na Avenida Dr. Victor do Amaral. No Cavalo Baio, os ciclistas pararam e fizeram panfletagem para os motoristas, conscientizando-os sobre como podem respeitar mais e garantir a segurança dos ciclistas. Em seguida continuaram um percurso de, aproximadamente, 9 km e 200 m com objetivo de divulgar o meio de transporte, promover campanhas, eventos e passeios em prol da bicicletada, conscientizar motoristas para que respeitem os ciclistas e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, à escola, etc.

Conforme explicam os organizadores, Roberli e Gilberto, o evento conseguiu atingir as expectativas iniciais. “Entregamos para os motoristas os flyers que falavam sobre respeito e educação com o ciclista. Foi legal, porque todos os motoristas respeitaram os ciclistas que participavam da pedalada”, afirma Roberli. “Quem compareceu no evento tinha realmente entendido a ideia, gostaram muito do que foi feito”, completa Gilberto.]

Para arcar com os custos dos materiais da bicicletada, os organizadores estão vendendo uma camiseta que fala sobre respeito ao ciclista, levantando a questão da lei que obriga os veículos a manterem uma distância de 1,5m das bicicletas para segurança. “Estamos vendendo ela a preço de custo, por R$15,00. Este dinheiro será utilizado para o material dos próximos encontros”, conta Gilberto. A próxima pedalada está prevista para a metade de agosto.

Conforme Gilberto contou, o único ponto negativo foi a ausência da participação da guarda de trânsito, para auxílio, segurança e organização. “Sentimos falta do poder público somente”, finaliza. Quem quiser adquirir a camiseta do evento é só entrar em contato pelo telefone (41) 8441-8932 ou (41) 8461-3158, ou pelo e-mail pedalada.arau- caria@yahoo.com.br.