Recentemente, no mundo todo, comemorou-se o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, em 05/06. Esse momento permite que muitas reflexões sejam feitas sobre as questões ambientais atuais e como podemos projetar um mundo melhor.
Nosso município participou ativamente durante a “Semana do Meio Ambiente”, que aconteceu de 05/06 até 10/06. A Secretaria Municipal de Educação(SMED), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente(SMMA), realizou uma semana intensa com momentos lúdicos, reflexivos e, principalmente, proporcionando o reencontro das pessoas.
Na segunda, 06/06, tivemos a contação de histórias pelo Canal Educação Araucária, com os estudantes da Escola Elírio, sob a orientação da Professora Selma Soczecki. As histórias foram: “A árvore de Tamoromu” e “O jardim Mágico”, ambas relacionadas às questões ambientais.
Dia 07/06, terça-feira, a professora Thaís Jannuzzi Chaves, Assessora da Educação Ambiental, realizou a divulgação da Pesquisa com as Unidades Educacionais, também pelo Canal Educação Araucária. Nesse dia também aconteceu a premiação do concurso de fotografia “Vivenciando o Município de Araucária”, em que fotos lindíssimas foram apresentadas. Aconteceu no hall de entrada da prefeitura uma exposição das fotos finalistas. Essa exposição permanecerá até 15/06.
Na quarta, 08/07, realizou-se a XVI Conferência do Meio Ambiente “Araucária em detalhe: reconhecer, refletir, planejar e agir”. Foi um evento presencial, na sede da OAB Araucária, que apresentou um diagnóstico ambiental da área urbana para servidores e população em geral.
Quinta-feira, dia 09/06, também pelo Canal Educação Araucária, houve a palestra “Mudanças Climáticas”, com o Professor Doutor Alexandre Tetto, Engenheiro Florestal. Esse tema é muito comentado atualmente e a palestra está disponível para todos no YouTube.
E encerrando a semana do meio ambiente, após uma trégua da chuva no dia 10/06, aconteceu o “Dia da Loukura Ambiental”, uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
O Parque Cachoeira recebeu aproximadamente 1000 crianças de 3º, 4º e 5º anos das Unidades Educacionais (Elírio, Archelau, JK, Maria Aparecida, Ibraim e Arlindo), para realizarem circuitos alusivos às questões ambientais: Túnel das sensações, onde aromas, texturas e sons da natureza instigavam as crianças a perceberem um mundo diferente. Oficina de pintura, com tintas naturais que, além de não agredir o meio ambiente, demonstram a variedade de cores e tipos de solos. A Arte Botânica foi um ponto forte, demonstrando a variedade e a beleza das folhas. Além disso, standers do Clube de Ciências Augusto Ruschi, Oficina de Arte, Secretaria de Saúde com um “bocão”, ensinando a importância da escovação e não poderia faltar a cama elástica da SMEL, para as brincadeiras de criança. Houve, ainda, as bolhas de sabão gigantes e a encenação do mito iorubá sobre a criação das ondas. Bons momentos, novo olhar e crianças felizes!

Professora Karla Fabianne Haun – Assessora de Educação Ambiental – DAP/SMED

Publicado na edição 1316 – 15/06/2022

VEJA TAMBÉM

Compartilhe