Graças a uma parceria entre o Senai com o Ministério Público, Secretaria de Municipal de Assistência Social (SMAS) e empresas do Município, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Operacional de Medidas Socioeducativas (COMSE), terão uma perspectiva positiva de futuro, fazendo um curso profissionalizante. Eles vão participar do Programa Jovem Aprendiz em Araucária, com formação profissional fornecida pelo Senai no curso de Aprendizagem Industrial Básica em Assistente Administrativo.
O objetivo do programa é promover a profissionalização dos adolescentes e auxiliar na escolarização, de modo a contribuir com a construção de um novo projeto de vida destes menores que cumprem medida no COMSE. A iniciativa também vai possibilitar o rompimento com a prática do ato infracional, para que tenham as oportunidades necessárias de se tornarem protagonistas de seus direitos e sujeitos de sua história.
Contratados
Trinta e cinco alunos já iniciaram o curso nesta sexta-feira, 8 de julho. Notícia ainda melhor é saber que cinco destes jovens já estão contratados por meio da iniciativa e outros oito estão em processo de admissão. A duração do curso é de um ano. A carga horária da capacitação pode chegar a 1733 horas, sendo 400 horas de aprendizagem técnica e o restante incluso na oportunidade de atuação como aprendizes nas empresas colaboradoras da iniciativa.
No período da manhã, os alunos recebem as noções teóricas no Senai, à tarde deve ser feita a experiência profissional, e à noite os participantes devem estudar conforme grade curricular normal de ensino, ou CEEBJA.
Gratidão
Alguns pais puderam acompanhar o evento de lançamento do projeto. Muitas histórias difíceis e de superação ajudaram a emocionar os presentes. Seu Antônio Maciel, de 46 anos, conta que no início queria que seu filho o ajudasse nos serviços de jardinagem, em vez de participar do programa.
Quando os assistentes sociais lhe informaram que o curso profissionalizante ofertado seria do SENAI, ele chorou de alegria. “Tenho 4 filhos e é difícil bancar as coisas para eles porque pago aluguel. Por sorte apareceu esse promotor abençoado que fez esse projeto acontecer. Sou muito grato. Os jovens precisam e querem essa oportunidade para mudar de vida”, relata.
O promotor de justiça, David Kerber de Aguiar, disse que a iniciativa é uma contribuição muito importante para tornar a sociedade mais humana e solidária e elogiou a força de vontade dos participantes. “Hoje é um dia de muita felicidade, minhas convicções se confirmaram. Sabia que se ofertássemos caminhos positivos para vocês, vocês iriam se agarrar. Vocês decidiram pegar o caminho bom, fizeram inscrição voluntária e estão aqui hoje. Vocês fazem sim ótimas decisões e não apenas equivocadas, como fizeram no passado. Nós, enquanto sociedade, precisamos de vocês produzindo, nós é que estamos agradecidos por estarem seguindo esse caminho que vai mudar a vida de vocês”, avalia.
Inédito
Para a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Chemelo Opis, é um momento único para o município, o início de um trabalho que nunca foi realizado, e só foi possível pelas parcerias firmadas. “O foco da SMAS é trabalhar com a vulnerabilidade social, mas não conseguimos fazer isso sozinhos. Com os parceiros, conseguimos fazer um trabalho para o município. Muito obrigada a todos os envolvidos”, agradece.
O gerente do Senai de Araucária, Fabrício Luz Lopes, também fez uma análise sobre a parceria firmada. “Hoje nada mais é do que um dia que estamos cumprindo nossa missão. Quando em nosso caminho encontramos parceiros importantes, conseguimos criar programas tão especiais como o de hoje. Não existe aprendizagem industrial sem a prática profissional, são apenas aprendizes se existem empresas abertas para atuação. Assinar a carteira deles e ajudar a inseri-los na sociedade de maneira digna, com um salário, é muito importante. As empresas possuem papel estratégico nessa empreitada”, enfatiza.
Fabrício destacou ainda, que está em fase de planejamento um trabalho de apoio com as famílias desses jovens que estão iniciando o curso.
Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Marco Charneski