Superlotação do NIS acaba com a paciência do povão

NIS na quarta-feira (22) estava completamente lotado…

Superlotação do NIS acaba com a paciência do povão

…na tarde de quinta (23) o pronto atendimento também estava pela boca

Não tem sido fácil a vida das pessoas que procuram o pronto atendimento NIS III em busca de socorro médico. A unidade está superlotada e a espera por uma consulta pode levar horas. A funcionária de uma pensão, Tereza Sperandio, por exemplo, que mora no conjunto São Sebastião, procurou o NIS na segunda-feira, dia 20, pois sua filha estava com dor de ouvido. “Só fui atendida depois de quase quatro horas esperando. Isto é um desrespeito”, reclama. Ainda segundo ela, na terça-feira, dia 21, ela entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para reclamar da situação. “A mulher que me atendeu disse que eu tinha que ir até um tal de SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) para registrar uma reclamação. Mas eu não fui. Tenho que trabalhar. Não posso ficar perdendo tempo com isso. A gente torce para não ter que ir ao NIS, porque sabe que lá a gente sofre esperando”, lamenta.

Dona Tereza ainda questiona sobre a responsabilidade do prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) no caos que se tornou o NIS. “Durante a campanha ele disse que quem precisasse do NIS iria ser atendido em até meia hora. Mas não é isto que está acontecendo. A gente tem que esperar horas para ser atendido”, desabafa.

Reclamação semelhante é a de uma moradora do jardim Sol Nascente, Cristiane da Silva Gonçalves. Ela procurou o NIS na quarta-feira, dia 22, e encontrou o pronto atendimento lotado. ‘O que acontece aqui é uma vergonha. Eles demoram horas para atender a gente. Nem cadeira para esperar sentado tem. Estão todas ocupadas. A gente tem que torcer para não precisar vir ao NIS, porque ninguém merece ficar aqui esperando sem ter nem hora para poder ir embora”, comenta.

A culpa é do tempo

Sobre as reclamações da população sobre o atendimento no NIS III, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde justificou que a superlotação da unidade e a consequente demora nas consultas se deve às oscilações de temperatura, típicas do inverno, que acabam ocasionando um aumento das ocorrências de doenças ligadas ao aparelho respiratório, como pneumonia, meningite e até as mais comuns, como a gripe e os resfriados.
 
A SMSA informou também que o quadro de funcionários atendendo no pronto atendimento está completo e que, inclusive, foram remanejados mais profissionais para atender nos horários de pico da unidade.