Odeio palavrões, mas às vezes admito que eles “ajudam” a manifestar o tamanho da nossa indignação com alguma coisa. E confesso que soltei um “UCAA que o pariu!!!” quando li, semana passada, uma matéria no site da Prefeitura que informava candidamente que a Secretaria Municipal de Educação deixaria de oferecer ensino de 5ª a 8ª série, no período noturno, nas escolas Azuréa Busquette e David Carneiro. A primeira fica no jardim Tupy e a segunda no jardim Menino Deus.

A justificativa dada pela Secretaria de Educação para deixar o ensino noturno na Azuréa e no David são verdadeiros atestados de incompetência da Prefeitura, que deveriam ter sido seguidos de pedidos de demissão da secretária de Educação e de toda a sua equipe (ah, bota o prefeito nessa leva aí). Ora, eles alegam como principal motivo para o término do ensino fundamental nessas duas instituições – pasmem – o alto índice de evasão escolar. UCAA que o pariu!!! Quer dizer que é assim agora, os alunos param de ir à escola e ao invés de a mantenedora buscar as causas dessa desistência e procurar eliminá-las, simplesmente fecham o local? Isto está errado! E não é possível que alguém em sã consciência e agindo de boa fé concorde com um absurdo desses.

E inadmissível que tenhamos uma Secretaria de Educação que diante de sua incompetência simplesmente passe a bomba para o Governo Estadual, já que, segundo a Prefeitura, o Estado oferecerá ensino fundamental noturno nessas localidades. Na mesma matéria, a SMED conta outra piada: afirma que ao largar o ensino noturno da Azuréa e David, o Município economizará R$ 1,3 milhão anualmente só com a folha de pagamento dos profissionais que trabalhavam nestas unidades e que este dinheiro será “revertido em outros benefícios que garantirão uma educação cada vez melhor e de referência”. UCAA que o pariu!!! de novo! Que balela é essa. Se a Prefeitura estivesse mesmo preocupada em economizar com educação e investir os recursos do setor de maneira mais inteligente, não teria gasto milhões com um programa sem utilidade como o Um Computador Por Aluno em Araucária (UCAA), que pouco ou nada vai influenciar na qualidade de ensino oferecida aos nossos alunos. Do mesmo modo, não ficaria locando “casas de madame” e as maquiando de creches e muito menos manteria uma penca de professores fora de sala de aula, fazendo sabe-se lá o quê, quando deveriam é estar com um giz na mão lecionando em nossos colégios. Isto para ficarmos em apenas três exemplos. Bem, não há outra maneira de terminar esse texto a não ser com um UCAA que o pariu!!! viu!

E, você, amigo leitor, o que pensa sobre o assunto. Deixe seu comentário. Até uma próxima e um bom Natal a todos!!!

VEJA TAMBÉM

Compartilhe