Vai ter gás natural para setor residencial

A rede está sendo ampliada em 1,4 quilômetros para chegar aos condomínios residenciais
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A rede está sendo ampliada em 1,4 quilômetros para chegar aos condomínios residenciais
A rede está sendo ampliada em 1,4 quilômetros para chegar aos condomínios residenciais

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) iniciou as obras de ampliação da rede de distribuição aqui em Araucária. Ainda neste ano, a previsão é investir cerca de R$ 1 milhão para a construção de 1,4 quilômetro de rede para atendimento ao segmento residencial da cidade. Atualmente, a Compagas já fornece diariamente mais de 633 mil metros cúbicos de gás natural para empresas sediadas no município.

A expansão vai atender, inicialmente, a três condomínios do bairro Capela Velha, com um total de mil apartamentos, a partir de outubro de 2017. Com isso, Araucária se torna a terceira cidade do Estado do Paraná a ter abastecimento residencial de gás natural, depois de Curitiba e Ponta Grossa. A empresa Thompson e Azevedo & Cia é a vencedora da licitação e contratada para exe­cutar as obras da linha tronco da rede de distribuição. O período de obras está programado para um total de 90 dias.

Mais conforto

A grande vantagem do gás natural em relação ao gás liquefeito de petróleo (GLP) é que ele tem fornecimento contínuo, sem a preocupação com estoque. Em grandes condomínios que utilizam o GLP isso ocorre em botijões que precisam ter uma área privativa específica, que acaba ocupando um grande espaço. O gás natural é canalizado, reduzindo inclusive o trânsito de caminhões que podem atrapa­lhar a vida dos moradores. Além disso, como o gás natural tem densidade específica menor que a do ar, em caso de vazamento, ele tende a subir e a dispersão na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes.

Quase metade

Atualmente, a Compagas fornece diariamente mais de 633 mil metros cúbicos de gás natural para empresas aqui de Araucária. O consumo das 21 indústrias dos segmentos de fertilizantes, si­derúrgicas, químicas, de plásticos, asfaltos, fundição, agroindústria e de um estabelecimento comercial representa cerca de 45% do vo­lume comercializado pela Compagas, que é de cerca de 1,4 mi­lhões de metros cúbicos por dia, sem considerar o volume gasto na Usina Termelétrica a Gás – UEG Araucária.

A companhia está presente em Araucária desde o início da operação no estado no Estado. O primeiro cliente do município, a Adesi Indústria e Comércio de Adesivos, iniciou o consumo de gás, na época gás de refinaria, em novembro de 1998. Em 2000, o gás natural chegou ao Paraná e o City Gate da Compagas (estação de recebimento do gás natural vindo do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) foi construído na região Industrial de Araucária. Em 2002, foi dado início ao fornecimento de gás natural à Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEG Araucária).

Texto: Redação e Assessoria / FOTO: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE