Vôlei de Araucária firma parceria com a UP
Agora, as equipes de Araucária podem usufruir da infraestrutura da UP

"A união faz a força”. Esse ditado foi colocado em prática pelas equipes do Voleibol araucariense, que firmaram em fevereiro uma parceria com a Universidade Positivo (UP). A ideia é fortalecer as equipes e prepará-las para representarem a cidade e a universidade no cenário estadual e nacional.

De acordo com o técnico do voleibol masculino Everson Ribeiro, a UP pensava em montar uma equipe com o apoio de algum município da Região Metropolitana de Curitiba. “Como universidade, eles não podem participar dos Jogos Abertos, um dos maiores eventos do esporte no Paraná, que é exclusivo para participação de equipes municipais”, explica o treinador. Assim, se a Positivo se unisse a alguma cidade, eles poderiam expandir sua capacidade de participação em campeonatos e ainda ofereceriam sua infraestrutura à equipe parceira. “Antes que eles saíssem procurando um time, eu fui atrás e apresentei o voleibol araucariense”, conta Everson.

As conversas começaram nos bastidores e foram formalizadas em duas reuniões, onde o técnico apresentava a capacidade dos times de Araucária. “A gente tem estrutura para viagens, um núcleo de treinamento, e temos equipes muito fortes. Nosso voleibol masculino e feminino está entre os quatro mais fortes do Estado e somos reconhecidos até fora do Paraná”, conta o técnico.

Por esses e outros motivos, a UP também aproveitou a oportunidade, e a parceria foi firmada no dia 16 de fevereiro em uma reunião com o secretário de esportes Wanderley Haddad, os técnicos do vôlei araucariense e os representantes do esporte da universidade.

Benefícios
Agora, os times serão formados por atletas e técnicos da SMEL e da UP. Além desse intercâmbio, Everson explica que todas as despesas serão divididas entre as equipes e que a infraestrutura da universidade está à disposição do vôlei araucariense. “A parte esportiva deles é espetacular, e nós poderemos usar os ginásios, a academia e as clínicas de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia”, afirma.

Com a união, os atletas de Araucária só têm a ganhar. “Antes a equipe masculina treinava três vezes por semana e a feminina, duas. Hoje, os times têm quatro treinos semanais. Dois aqui e dois lá, o que melhora muito o desenvolvimento dos atletas!”, garante Everson.

Por enquanto, a parceria contempla apenas as equipes adultas, que passam a ser chamadas de Araucária/Universidade Positivo. No entanto, a ideia é expandir o projeto para todas as categorias e ainda oferecer bolsas de estudo. “Como o semestre já estava começando, não tinha como disponibilizar bolsas para esse ano, mas já está tudo certo para 2013. Talvez até para o próximo semestre”, adianta o técnico.