As equipes pedagógicas de acompanhamento das unidades educacionais desempenham um papel essencial na rede pública municipal de ensino de Araucária. Essa iniciativa foi implementada no final de 2018, sob a gestão da Secretária de Educação, Professora Adriana de Oliveira Chaves Palmieri, com o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais próximo das escolas da rede municipal, por meio de mediações in loco.
Com o tempo, surgiram novas demandas das unidades educacionais, o que levou a ajustes nessa função. Para essa estrutura foi instituída a Instrução Normativa 04/2024, documento que formaliza as atribuições da equipe pedagógica de acompanhamento e organiza o atendimento em cinco núcleos territoriais do Ensino Fundamental. Cada núcleo é acompanhado por uma assessora, formada por professoras e/ou professoras pedagogas dos departamentos de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Dentre as atribuições das assessoras, está o acompanhamento e monitoramento do Programa de Desenvolvimento de Alfabetização e Letramento de Araucária (PDLA); realizar o monitoramento contínuo da rotina escolar, do desempenho acadêmico e do fluxo dos estudantes para reduzir retenções; analisar e refletir em conjunto com as unidades, sobre as avaliações diagnósticas e formativas; colaborar na elaboração dos planos de ação individualizados; analisar e contribuir na criação das Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares, acompanhar e orientar, propondo encaminhamentos necessários diante do processo inclusivo; e mediar respostas a ouvidorias de cunho pedagógico.
O acompanhamento realizado pelas assessoras pedagógicas é sistemático e estruturado, com visitas frequentes previstas em calendário e um protocolo de acompanhamento que orienta o trabalho in loco. Essa organização assegura que o processo educativo seja continuamente avaliado e aprimorado, promovendo a melhoria contínua das práticas pedagógicas e garantindo resultados de aprendizagem eficazes para todas as crianças e/ou estudantes. Além disso, fortalece a liderança dos diretores, por meio de encontros individuais e coletivos, na busca por melhores práticas pedagógicas.
Essa experiência se provou eficaz, aproximando a comunidade escolar da Secretaria Municipal Educação e de sua gestão. Reconhecida até pelo Tribunal de Contas, a iniciativa é recomendada para aprimoramento e continuidade.
Edição n.º 1442. Equipe SMED.