Até o dia 02 de maio, 448 arqueiros de todo o mundo participaram do WBHC 2025 – Campeonato Mundial de Bow Hunter, na África do Sul. Entre eles, 10 são do Brasil e 3 pertencem ao grupo Arauqüeras: Tina Riter, Marcos Riter e Alec Borelli. A equipe araucariense conta ainda com a participação de Gi Brunatti, que de Araucária, dará todo suporte aos arqueiros.

O Mundial de Bow Hunter ocorre a cada dois anos e é sancionado pela IFAA -Associação internacional que coordena o tiro com arco amador no mundo. O campeonato terá quatro campos com 28 estações de tiro cada um, sendo que os arqueiros deverão percorrer todas as estações nestes quatro dias. A expectativa é de que sejam disparadas 80 mil flechas, e após o término é que serão conhecidos os campeões.

“Nada supera a emoção de participar deste tipo de competição em uma terra onde se avista animais selvagens passeando pelas savanas, próximos aos locais de tiro. Leões, girafas, rinocerontes e elefantes se apresentam com naturalidade, que nos convidam a fazer parte da cena. Podemos afirmar que se trata de uma experiência empolgante, que somente o tiro com arco é capaz de nos oferecer nesta proximidade”, afirma o grupo Arauqüeras.

Na chegada à Potchefsroom, cidade localizada a 120 Km de Johanesburgo, os brasileiros foram recebidos pela SANIFAA – South Africa National Indoor and Field Archery Association, com a seguinte mensagem de boas-vindas: “Das savanas às cidades, o povo da África do Sul envia suas mais calorosas saudações! Esta é uma terra de beleza indomável, rica herança e o orgulhoso espírito Ubuntu! É uma honra recebê-los neste prestigiado Campeonato Internacional de Tiro com Arco, onde habilidade, foco e espírito esportivo se unem sob o céu africano!”.

Edição n.º 1463.