Pesquisar
Close this search box.

Clínica de Diálise de Araucária inaugura ainda em fevereiro

Divididas em vários ambientes, as máquinas de diálise devem atender pacientes de Araucária, Fazenda Rio Grande, Contenda e Lapa. Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Clínica de Diálise de Araucária inaugura ainda em fevereiro
Na foto, da esquerda pra direita: Dr. Adilson (secretário de Saúde), Ricardo Teixeira, Riella, Hissam, Nicácio, Ben Hur, Pedrinho, Grilo e Vagner Chefer em visita à Clínica de Diálise. Foto: Carlos Poly

Depois de alguns atrasos, deve acontecer ainda neste mês de fevereiro a inauguração da Clínica de Diálise (este é o nome correto e não Clínica de Hemodiálise, como muitas pessoas dizem) que atenderá os portadores de doenças renais crônicas residentes em Araucária e região.

Com investimento na casa dos R$ 3,5 milhões, a previsão inicial era de que a Clínica já abrisse as portas em dezembro último. Porém, houve a necessidade de algumas últimas adequações no imóvel que abrigará o serviço, razão pela qual a abertura de portas foi adiada agora para fevereiro.

Nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), vereadores, a direção da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e representantes da Fundação Pró-Renal fizeram uma visita ao local, que já recebeu boa parte do maquinário e todo o mobiliário que permitirá o início das operações. A equipe de profissionais que trabalhará no local também já foi contratada.

A Clínica de Diálise de Araucária ficará na Avenida Archelau de Almeida Torres, esquina com a rua Pernambuco, no bairro Iguaçu. A unidade será administrada pela Fundação Pró Renal, que há décadas presta esse tipo de serviço em todo o Paraná. “Estamos trazendo para Araucária uma estrutura completa para tratamento e prevenção da doença renal”, pontuou o médico nefrologista Miguel Carlos Riella, fundador e presidente da Fundação Pró-Renal.

Na visita à Clínica, o prefeito Hissam destacou que saber que os pacientes renais moradores de Araucária não precisarão mais percorrer sessenta quilômetros várias vezes por semana para realizar a diálise é algo que alegra seu coração e o faz ter com a sensação do dever cumprido. “Essa era uma promessa de campanha nossa. Proporcionar que os moradores de Araucária tivessem acesso a diálise aqui na cidade mesmo. Estamos conseguindo isso graças a essa parceria com a Pró-Renal e só temos a agradecer”, pontuou.

100% SUS

Clínica de Diálise de Araucária inaugura ainda em fevereiro
Divididas em vários ambientes, as máquinas de diálise devem atender pacientes de Araucária, Fazenda Rio Grande, Contenda e Lapa. Foto: Carlos Poly

Conforme a direção da Pró-Renal, os atendimentos realizados pela Clínica em Araucária serão 100% SUS. A exceção se dá quando o paciente possui algum tipo de convênio particular de saúde. Nestes casos, ele pode acessar os serviços por seu plano de saúde.

A capacidade de consultas da unidade araucariense será de aproximadamente 240 consultas por mês. Inicialmente estão sendo instaladas 20 máquinas para realização dos procedimentos de diálise, que terão a possibilidade de atender até 120 pacientes em três turnos, com a possibilidade, caso necessário, de se aumentar essa capacidade para 160 pacientes/mês, com a abertura de um quarto turno. “Ainda teremos condições de atender outros 60 pacientes em diálise peritoneal domiciliar. Enfim, é uma estrutura que atende com folga a demanda de Araucária e região por esse tipo de serviço”, enfatiza Riella.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1247 – 04/02/2021