Araucária PR, , 23°C

Esta Coluna é de responsabilidade do Sismmar e não representa necessariamente a opinião do jornal O Popular

Enquanto mais de 600 pacientes seguem em tratamento da Covid-19 e a variante delta avança em Araucária, o prefeito Hissam resolveu fazer uma festa na última sexta-feira (21), promovendo aglomeração de pessoas sem máscaras e sem nenhum distanciamento, como se viu nas fotos e vídeos que circulam pelas redes sociais.

Entre os convidados de Hissam, estavam a Secretária de Educação Adriana Chaves Palmieri, e a Secretária de Gestão e Recursos Humanos Ryan Hissam Dehaini, que é filha de Hissam e ocupa cargo comissionado. As duas foram flagradas em imagens desrespeitando os protocolos sanitários contra a Covid.

A aglomeração e os descumprimentos aos protocolos recomendados pela própria Prefeitura de Araucária foram denunciados pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) ao Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), que informou nesta terça-feira (24) o registro da notícia-crime contra o prefeito, a filha e a Secretária de Educação.

É absurdo que o próprio prefeito de Araucária, além de não cumprir as medidas de contenção ao coronavírus da Prefeitura que ele mesmo administra, dê tamanho mau exemplo, enquanto figura pública, ao promover aglomeração enquanto centenas de araucarienses seguem em tratamento da Covid, e outras centenas seguem em luto pelas mais de 500 vítimas das complicações da doença no município.

Também é absurdo que a Secretária de Educação Adriana Chaves Palmieri descumpra os protocolos sanitários e participe de festas com aglomeração enquanto a situação da Covid piora no Paraná. Qual a credibilidade desta secretária negacionista, que não respeita nem mesmo a ciência, quando ela diz que é seguro enviar crianças e adolescentes para as escolas enquanto a variante delta avança?

Nesta segunda-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) anunciou que a variante delta provocou a morte de mais um morador de Araucária, desta vez um homem de apenas 27 anos. Esse já é o segundo óbito causado pela variante, que é 1.000 vezes mais transmissível do que a variante gama e já está fazendo com que países adiantados no processo da imunização, como China e Austrália, retornem ao confinamento devido aos surtos.

Em Araucária, apenas 25,05% da população está imunizada com as duas doses das vacinas ou dose única da Janssen. Mais de 70% da população, principalmente crianças e adolescentes que ainda não estão sendo vacinados, ainda está vulnerável às complicações da Covid-19.

Enquanto isso, o prefeito que deveria estar concentrando todos os seus esforços para conseguir mais doses de vacina, já que as doses vivem se esgotando no município, prefere fazer festa, promover aglomeração e espalhar o vírus. Até onde vai a irresponsabilidade de Hissam? O prefeito de Araucária está acima da lei?

O SISMMAR e os professores da rede municipal seguem firmes em defesa da vida e aguardam os desdobramentos da apuração do Ministério Público.

Publicado na edição 1276 – 26/08/2021

Hissam promove festa com aglomeração enquanto variante delta provoca mais um óbito em Araucária
Hissam promove festa com aglomeração enquanto variante delta provoca mais um óbito em Araucária 1

Leia outras notícias