O “Maio Amarelo” é uma campanha realizada no Brasil, que tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para evitar que acidentes aconteçam e, assim, reduzir o número de mortos e feridos. Durante todo o mês, municípios brasileiros realizam ações e atividades alusivas à campanha, as quais costumam envolver toda a população, principalmente as crianças e os jovens.

Em Araucária, por exemplo, a Prefeitura Municipal promove uma atividade que promete envolver cerca de mil crianças que estudam no 5º ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal. Desde a terça-feira (06/05), elas estão participando de atividades de educação de trânsito, promovidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), por meio do Departamento de Trânsito. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (09).

Chamada “Maio Amarelo – Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a ação possui cunho informativo e lúdico, e ocorre em uma estrutura montada na entrada do Parque Cachoeira. O evento conta com o apoio da Secretaria de Educação (SMED).

SIMULANDO A VIDA REAL

Um circuito de trânsito foi montado no Parque Cachoeira para que os estudantes possam visualizar e simular situações comuns quando estão em deslocamento pela cidade. Em outro espaço da estrutura, os estudantes se divertem ao realizar o percurso proposto utilizando óculos que simulam a visão de uma pessoa embriagada ou com sono.

A atividade também permite que os estudantes tenham contato direto com viaturas e motos utilizadas pela equipe de trânsito durante as ocorrências pela cidade, montando nas motos e entrando nas viaturas.

As crianças também participam de palestra interativa com os agentes Brhenda Roberta e Guilherme Fabrício, sobre temas diversos, relacionados principalmente à importância de saber e seguir as regras de trânsito.

Ao longo do Maio Amarelo, a equipe do Departamento de Trânsito de Araucária também vai realizar palestras em diversas empresas do município, reforçando as orientações sobre prevenção e segurança de todos no trânsito.

Edição n.º 1464.