A 5ª Rio do Rastro Marathon reuniu, no último final de semana, cerca de 2 mil atletas em torno de um único objetivo: subir a Serra do Rio do Rastro. Considerada uma das corridas mais desafiadoras do Brasil, a prova pode se tornar histórica ao reunir o maior número de corredores em suas cinco edições.

Realizada em um cartão-postal de Santa Catarina, a maratona teve corridas no sábado (17), com a prova de 25km, e no domingo (18), com a corrida de 12km e a maratona, com seus 42km. Sete atletas da Equipe Rodrigues estiveram lá e completaram o desafio nos percursos escolhidos. Hailton Rodrigues e Jair Marcondes correram a maratona (42 km) e superaram seus próprios limites, demonstrando persistência, força de vontade e muito fôlego.

Nos 25km, Maria da Glória arrasou: ela foi campeã na categoria 70+. Josiani Morosini também completou o percurso com sucesso. Nos 12km, os atletas Jocilei Marcondes, Rosinha Garcia e Sebastião Maria também se saíram muito bem.

EXPERIÊNCIA INDESCRITÍVEL

A atleta Glória não conteve emoção ao relatar sua experiência na prova do Rio do Rastro. “De todos os lugares que eu já corri, nada se compara a esta prova, foi minha maior vitória até agora. A prova estava pesada e bastante cansativa, mas eu venci as dificuldades e vivi uma experiência inexplicável. Senti orgulho de mim mesma, agradeci muito a Deus por eu conseguir vencer, principalmente vendo muitos atletas jovens que não conseguiram completar o percurso. Estou super feliz!”, comemorou.

Josiani também participou no percurso de 25km e comentou que a prova foi emocionante. “Sempre quis fazer essa prova, então me aventurei em fazer logo de cara os 25km, mas confesso que pretendo ir além. É uma das corridas mais desafiadoras do Brasil, por isso, a cada subida, cada curva superada, a emoção só vai aumentando e o coração vai acelerado ainda mais. A Serra Rio do Rastro desafia e acolhe ao mesmo tempo, com uma paisagem que chama atenção pela sua beleza fora do comum, parece uma linda pintura”, descreveu. Josiani segue em preparação para outro grande desafio da carreira: ela quer correr na Maratona da Disney, que acontecerá em janeiro de 2026.

Rosinha correu no percurso de 12km e disse que foi a prova mais puxada e exaustiva que já enfrentou, porém, a satisfação de ter chegado ao fim, de ter vencido cada subida, foi um sentimento de orgulho indescritível. “É uma prova onde a persistência e a força de vontade podem nos levar além do que imaginamos. É até difícil descrever a magnitude dessa prova em palavras, mas o sentimento é de vitória”, conta a atleta, que se prepara para competir no Circuito Petrobras de Corrida e Caminhada, que acontece no próximo domingo (25).

Edição n.º 1466.