As dificuldades enfrentadas por muitas famílias no processo de aprendizagem dos filhos também foi um problema evidenciado pela pandemia. No caso das famílias em situação de vulnerabilidade social, o novo formato de ensino adotado na rede municipal dificultou ainda mais o aprendizado, diante das dificuldades de acompanhar as aulas pela televisão e pela internet e também da falta de condições por parte dos pais.
A dona de casa Natalie (nome fictício), de 32 anos, tem cinco filhos, e como as crianças estudam em casa e ela tem só um celular, fica praticamente impossível que todos consigam acompanhar as atividades. “Imagine cinco crianças usando um mesmo celular para estudar, é uma dificuldade tremenda”, lamentou.
Da mesma forma a dona de casa Camila, de 34 anos, tem oito filhos, seis menores de idade e alguns em idade escolar. “As crianças não podem voltar para a escola [presencialmente] e nem sempre tem internet, falta material, essas coisas que precisam pra fazer lição e mandar pra escola. As crianças não conseguem fazer lição sempre. A escola manda atividades impressas, mas falta lápis e outros materiais e não tem explicação. Digo que vamos ter uma geração de crianças analfabetas por conta da pandemia”, lamentou.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1265 – 10/06/2021