Dois jovens araucarienses estão se destacando no cenário musical e cultural do Paraná e levando o nome da cidade a importantes palcos do Brasil. São os irmãos Júlio Fortunato e Flavia Gavlak Fortunato, que desde novos se dedicam à arte.

Com apenas 14 anos, o baterista Júlio Fortunato já possui um currículo que impressiona. Ele começou na bateria aos 8 anos e desde então participa ativamente do circuito de rock curitibano, se apresentando em casas como o Hard Rock Café, Armazém Garagem e Bodebrown, sempre ao lado de bandas locais.

No próximo dia 8 de julho, às 20h, ele marca presença no Teatro do Paiol, em Curitiba, onde participará de um workshop com Jean Gardinalli, considerado um dos maiores bateristas do heavy metal nacional, em comemoração à Semana Mundial do Rock.

Júlio já dividiu o palco com nomes como Aquiles Priester, eleito melhor baterista do mundo na categoria power metal, e Ricardo Confessori. Recentemente, participou de eventos com as bandas Angra e Sepultura. E a agenda continua movimentada: em agosto, o jovem baterista estará em Florianópolis para integrar a Orquestra de Baterias, o maior encontro de bateristas da América Latina, além de novas apresentações com a Banda Angra e Aquiles Priester.

Júlio conta ainda com a orientação do baterista Adal Fonseca, do Rio de Janeiro, conhecido por ter acompanhado Paula Toller (Kid Abelha) e sido integrante dos Engenheiros do Hawaii.

Quem também se destaca é Flavia Gavlak Fortunato, de 15 anos, dançarina e integrante do Grupo Folclórico Polonês Wisla, se apresentará no 63º Festival Folclórico de Etnias do Paraná, que acontece no Teatro Guaíra, em Curitiba. No dia 7 de julho de 2025, às 20h, Flavia sobe ao palco com o grupo.

O Wisla é considerado o grupo folclórico mais antigo do Brasil e, neste mês de julho, embarca para um intercâmbio internacional, levando a riqueza das tradições polonesas a outros países e reforçando o orgulho paranaense.