A visita do ex-juiz e pré-candidato a senador Sérgio Moro (União Brasil) movimentou Araucária na última segunda-feira, 1º de agosto. Ele veio a cidade para uma entrevista ao jornal O Popular e para um encontro com o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) e outras lideranças políticas municipais.
Bom de papo
Quem teve a oportunidade de conversar com Moro pode notar que ele anda bem treinado para a disputa ao Senado Federal. Os jargões jurídicos, típicos da magistratura, já não pertencem mais ao seu vocabulário, que vai se adaptando conforme o público com o qual conversa.
Vai começar
E a vinda de Moro a cidade meio que abriu a temporada eleitoral por estas bandas. Antes dele pisar por aqui o pessoal parecia ainda enxergar o processo eleitoral como algo distante e meio que restrito ao embate presidencial. Agora, porém, as coisas parecem ter começado a mudar e o pessoal já anda meio que “se tocando” que, além de ajudar a escolher o novo “mandachuva do país”, será preciso votar para deputado estadual, deputado federal, governador e senador.
Maikel do Guincho
Mais candidatos com o selo de “feito em Araucária” tiveram seus nomes aprovados pelas convenções de seus partidos para disputar as eleições deste ano de 2022. Um deles é Maikel do Guincho, que integrará a chapa de candidatos a deputado estadual do Republicanos. O número com o qual ele concorrerá é o 10888.
Palmonari
O empresário Eliceu Palmonari foi outro que teve o nome aprovado na convenção do PROS, realizada no sábado, 30 de julho. Ele será candidato a deputado federal com o número 9088.
Investigador Djalma
Na mesma convenção do PROS, o investigador de polícia Djalma Aparecido dos Santos Junior também teve o nome referendado pelo partido. Ele concorrerá a uma vaga na Câmara Federal com o número 9016.
Leandro da Academia
Já na chapa estadual do PROS o nome araucariense aprovado foi o do ex-vereador Leandro da Academia. Ele volta aos ringues eleitorais com o número 90300.
Valdecir Santos
Já na sexta-feira, 29 de julho, aconteceu a convenção do Solidariedade. O empresário Valdecir Santos teve seu nome como candidato a deputado estadual aprovado pelos correligionários e vai pra disputa com o número 77023.
Sandra Lopes
A chapa do Solidariedade também contará com uma mulher de Araucária. É a líder comunitária Sandra Lopes. Moradora do conjunto Maranhão, ela já reside na cidade há mais de quatro décadas. Ela escolheu o número 77033 para concorrer.
Cesar Arruda
Outra convenção realizada no final de semana foi a do Patriotas. E ela também tem morador de Araucária entre os escolhidos para integrar a chapa de candidatos a deputado estadual. Trata-se de Cesar Rodrigues Arruda, o Lobão. Ele disputará o voto do eleitor paranaense usando o número 51333.
Xandão
Se vai mesmo para a disputa ainda não se sabe, mas quem acabou constando na ata como integrante da chapa de candidatos a deputado estadual do União Brasil é o ex-vereador Alexandre Jacinto, o Xandão. O número que lhe coube foi o 44456.
Indecisa
Ainda sobre as candidaturas locais, há quem diga que Rosane Ferreira (PV) talvez não embarque na candidatura à Assembleia Legislativa. Embora seu nome tenha sido aprovado em convenção, existe a possibilidade dela acabar indo para a disputa ao Senado Federal por seu partido.
Retorno
As sessões plenárias da Câmara foram retomadas na terça-feira, 2 de agosto. Os trabalhos foram razoavelmente tranquilos, mas logo no início das discussões houve certa troca de farpas entre os vereadores Fábio Pavoni (PV) e Ricardo Teixeira (PSDB).
Agilidade
A troca de indiretas se deu porque Pavoni cobrou da presidência da Casa agilidade na tramitação e colocação em votação de alguns projetos de lei de interesse da Educação. Acontece que esses projetos chegaram há menos de um mês à Câmara e estão ainda em análise nas comissões permanentes, sendo que uma dessas comissões é presidida por Ricardo. O tucano não gostou da cobrança de Pavoni e insinuou que ele estava fazendo politicagem, cobrando agilidade na votação sem sequer saber como vem sendo a tramitação das propostas pelo Legislativo.
Bombeiro
Coube ao vereador Ben Hur Custódio de Oliveira (Cidadania) colocar panos quentes na animosidade criada pela fala de Pavoni. O líder de governo fez questão de dizer que a tramitação está seguindo seu curso normal e que os colegas de Casa precisam, na medida do possível, tomar cuidado para não embarcar na onda daqueles que querem plantar sementes da discórdia dentro do Parlamento municipal só para ver o circo pegar fogo durante as sessões.
Rescisão
A Prefeitura teve que romper unilateralmente o contrato com a Caravaggio Construtora Ltda para execução da pavimentação da rua Ludovico Gondek. Ao que se sabe, a empreiteira começou a passar por dificuldades financeiras e não vinha cumprindo o cronograma da obra. Com isso, infelizmente, a conclusão dos serviços naquela estrada vai atrasar.
Residência Cidadã
A Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) acaba de lançar uma nova licitação para construção de mais 10 casas do programa habitacional Residência Cidadã. Elas serão construídas na Rua Lótus, no bairro Campina da Barra. A Prefeitura estimou o preço máximo desse certame em 2.106.041,73. Se tudo ocorrer conforme o planejado, essas casas devem ser entregues em 2024.