Com três unidades, uma fábrica e duas lojas, a araucariense Belniaki e Belniaki se tornou referência de qualidade no setor de móveis sob medida. Atua no varejo, mercado corporativo e, há sete anos também vende para órgãos públicos como prefeituras e autarquias.
A empresa tem hoje uma estrutura e posição de mercado invejáveis e a receita desse sucesso é fácil de identificar. É só juntar o sonho dos irmãos Domingos e Pedro Belniaki com muito trabalho, uma boa dose de persistência e o desejo de produzir móveis de qualidade em um mercado altamente competitivo.
Senai
Domingos conta que começou a trabalhar logo cedo e, aos 17 anos, fez um curso de marceneiro no Senai. Aí foi trabalhar em uma fábrica de móveis onde ficou por dois anos e meio. Em 1994 decidiu então sair da empresa e montar a própria marcenaria com um sócio, no terreno do seu pai, no final da rua João Antônio Xavier, com equipamentos de segunda mão.
Trabalhou algum tempo e, em 1996, resolveram desfazer a sociedade. Aí Domingos convidou seu irmão, Pedro para trabalhar junto. “Logo depois que o Pedro entrou na sociedade nós chegamos à conclusão que o caminho era formalizar a empresa. Na época já tínhamos um ajudante e muitos pedidos”, conta Domingos.
VISIBILIDADE
Na época faziam pequenos móveis sob medida, mas tinham uma grande vontade de crescer. “Sempre fizemos tudo muito bem feito e os clientes reconheciam isso. A propaganda boca a boca foi trazendo cada vez mais negócios e o barracão foi ficando pequeno”, lembra. Tiveram que fazer várias ampliações. “Conforme os pedidos aumentavam nós íamos fazendo mais um pedaço do barracão. Tivemos que fazer isso umas sete vezes, para poder caber todo mundo. Fizemos isso até onde deu, aí chegou a hora de mudar para algo maior”.
Em 2004 começaram a participar de feiras e eventos especializados em móveis, o que deu grande visibilidade à marca, inclusive em outros estados.
Hora de crescer
Em 2010 eles compraram um terreno que pudesse comportar toda a nova estrutura necessária. Fizeram um projeto prevendo uma linha de produção bastante otimizada e capaz de dar conta de cada fase dos projetos encomendados pelos clientes. Ao todo, entre barracão e escritório são 3.800m2. No ano seguinte a fábrica começou a operar no novo endereço. Nesta época já contavam com dezoito pessoas na equipe. Investiram pesado na compra de modernas máquinas que utilizam tecnologia de ponta, o que deixou a Belniaki e Belniaki em condições de competir com grandes empresas do setor sem, contudo, abrir mão da qualidade.
Setor público
Em 2009 os irmãos Belniaki, com uma marca já bastante consolidada junto aos clientes de pessoa física e também empresas, decidiram mirar no setor público. A primeira licitação que eles ganharam foi para fornecer todo os móveis para o Hospital Municipal de Araucária (HMA), que estava sendo construído. Atualmente este segmento é responsável por cerca de 65% do faturamento da empresa. “Já atendemos o Tribunal de Justiça e várias prefeitura nos estados do Paraná e Santa Catarina”, conta Pedro.
No mesmo ano em que mudaram para o barracão atual eles também inauguraram a primeira loja de móveis, na rua São Vicente de Paulo, ao lado do Colégio Júlio Szymanski. No ano seguinte, 2012, abriram a segunda loja, no bairro Portão, em Curitiba e, no início de 2016 mudaram esta loja para o bairro Água Verde.
Hoje os dois irmãos trabalham ativamente na gestão da empresa. Domingos é responsável pelo setor comercial e licitações e Pedro da administração interna e fábrica.
O volume de móveis produzido é tão expressivo que, em 2015, eles decidiram criar a Belnifer, uma empresa especializada em fabricar as ferragens usadas nos projetos. Hoje essa nova unidade já conta com quatro funcionários.
Serviço
A Belniaki e Belniaki tem três unidades. A loja de Araucária fica na rua São Vicente de Paulo, 120, no Centro. O telefone é 3642-8181. A loja de Curitiba fica na av. Presidente Getúlio Vargas, 3580, no Água Verde. O telefone é 3019-8383. A fábrica fica na av. Pedro Eusébio de Lemos (Estrada para Fazendinha), 109, Palmital, em Araucária. Os telefones são: 3642-2247, 3607-1689, 3552-5647 ou 8414-8556.
Texto: Carlos do Valle / fotos: carlos do valle