Os dias gelados registrados nas últimas semanas trouxeram temperaturas negativas e geadas, e deixaram prejuízos significativos para muitos produtores rurais do Paraná. As baixas temperaturas atingiram lavouras em diferentes fases de desenvolvimento, afetando desde pequenas hortas até grandes culturas.

Os consumidores já sentiram no bolso as consequências do frio. Os preços de alguns produtos, principalmente de hortaliças, estão mais altos. A qualidade também tem deixado a desejar, já que as folhas apresentam queimaduras devido às geadas,

Em Araucária, a Secretaria Municipal de Agricultura disse que há relatos de perda por alguns produtores de hortaliças, junto aos técnicos do IDR, em culturas como beterraba, couve flor, brócolis, entre outras. As perdas são de cerca de 50% da produção de algumas culturas específicas de hortaliças. Alguns agricultores também disseram que as geadas poderão atrapalhar o desenvolvimento futuro das plantas, atrasando a produção.

“Orientamos os produtores rurais a se cadastrarem no canal de ‘Alerta de Geada Paraná’, presente no site do IDR, para receber informações antecipadas (antecedência de 24 a 48 horas) sobre as condições climáticas, e poderem se preparar adequadamente. Algumas das recomendações para evitar perdas e prejuízos com a ocorrência de geadas são: cobrir com plástico e/ou TNT as plantações, plantio na época recomendada, adotar técnicas de aquecimento com fumaça e pulverização foliares com soluções salinas para reduzir o ponto de congelamento das folhas”, afirma a SMAG.

Um ponto favorável que a SMAG ressalta com relação a ocorrência de geadas, é que elas ajudam a diminuir a população de pragas para quando o clima voltar a esquentar na primavera.

De acordo com os meteorologistas do Simepar, as condições necessárias para a formação do fenômeno são: temperaturas do ar abaixo de, pelo menos, 5ºC;(a temperatura do ar é medida a um metro e meio de altura do solo, sendo que à medida que se aproxima do solo normalmente os termômetros diminuem, podendo chegar a 0°C na superfície do solo); céu claro, com poucas nuvens; ausência de vento, que possibilite a formação do orvalho; e umidade relativa baixa.

Ainda segundo o Simepar, no mês de junho a temperatura mínima registrada em Araucária foi de 0°C (dias 24 e 25) e máxima de 24°C (dia 29). Em julho, até a presente data, a mínima chegou a 5°C (dias 06, 07 e 08) e a máxima a 19°C (dia 08).

Edição n.º 1473.