O baixo número de idosos que foram tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado, 17 de abril, preocupou as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A expectativa era a de que cerca de mil pessoas com 70 anos ou mais comparecessem aos pontos de vacinação. Porém, apenas 300 o fizeram.
A aplicação da segunda dose é vital para que a imunização aconteça de maneira completa, dentro dos parâmetros estipulados Instituto Butantan, responsável pela Coronavac. Segundo os critérios do laboratório, o reforço precisa acontecer entre 21 e 28 dias após a aplicação da primeira dose.
Logo, os idosos que devem receber a segunda dose neste final de semana são aqueles que tomaram a primeira entre os dias 22 e 25 de março. Em termos de faixa etária, estamos falando daquelas pessoas com 70 anos ou mais.
Neste domingo, 18 de abril, das 9h às 13h, é imprescindível que todos os idosos com 70 anos ou mais que já tomaram a primeira dose da Coronavac compareçam ao Parque Cachoeira ou à Igreja Quadrangular do Jardim Industrial, que fica na rua Andorinha, 265, para receber a segunda dose da vacina
Se, eventualmente, o idoso está com dúvidas se já é o momento de tomar a segunda dose, ele deve olhar na carteirinha de vacinação que recebeu quando foi imunizado pela primeira vez. A Secretaria de Saúde pede ainda que os familiares desses idosos fiquem atentos ao intervalo e, se for o caso, os levem para completarem a imunização.