Depois de vencer o Campeonato Regional e conquistar o título do Paranaense em 2016, o time de vôlei de Araucária está pronto para encarar seu maior desafio até agora: a Superliga B. “Esse torneio reúne equipes de todo o Brasil e dá ao campeão a oportunidade de jogar na Superliga A, então estamos muito felizes com a oportunidade de participar”, afirma o técnico Everson Ribeiro, que verá seu time estrear nas quadras da competição nesta quarta-feira, dia 20. O jogo acontece na cidade paulista de São Bernardo contra a equipe da casa, e a expectativa é de uma partida difícil.
Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol, a competição masculina deste ano conta com 13 times, divididos em dois grupos, e Araucária foi colocada na chave com mais concorrentes. “Vamos enfrentar equipes de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, mas os principais adversários são os paulistas, que contam com muito investimento e já estão acostumados com grandes campeonatos. Inclusive, o São Bernardo acabou de cair da Superliga A e nós vamos jogar contra ele logo na estreia”, comenta o treinador.
Por isso, ele precisou fortalecer a equipe este ano ao unir juventude e experiência. “Temos atletas entre 19 e 39 anos que estão dedicando seu tempo exclusivamente ao projeto e alguns deles vieram de longe para nos ajudar”, conta.
Um desses atletas “importados” é o levantador Cesar Henrique Araújo, de 24 anos. O rapaz competiu no Paranaense pela equipe de Foz do Iguaçu em 2015 e foi considerado o melhor jogador do torneio. Além disso, já enfrentou duas Superligas, o que chamou a atenção da comissão técnica de Araucária. “Já representei Rio Claro em 2014 e Santo André no ano passado. Então, conheço os times de São Paulo e sei como o nível deles é alto”, comenta. “Só que também acredito que nós temos um time forte aqui e que podemos ficar entre os quatro melhores e até chegar à final, então vou lutar para isso”, promete.
Assim como ele, o araucariense Alecssandre Atanazio Xavier também competiu em duas Superligas por times de Santa Catarina, e agora está pronto para ajudar a equipe da sua cidade. “Sabemos que a competição que nos espera não será fácil, então vamos enfrentá-la com os pés no chão e os olhos na Superliga A”, adianta.
Primeiras partidas
A estreia do time acontece nesta quarta-feira no estado de São Paulo, mas no próximo fim de semana os jogadores enfrentarão as quadras de casa. “Nossa segunda partida será neste sábado, dia 23 de janeiro, às 18h00 no Parque Cachoeira, onde vamos jogar contra o time de Itajaí. Por isso, contamos com os araucarienses em peso para torcer por Araucáraia e incentivar nossos jogadores”, pontua o treinador Everson, que agradece aos patrocinadores Berneck, UEGA Araucária, Instituto Joel Malucelli, Prefeitura de Araucária, Restaurante Sushi Brasil, Panificadora Sonho Real, Facear e Estúdio Personale.
Para saber mais a respeito da equipe e patrocinar o projeto, é possível acessar a página no Facebook “Araucária Centro de Excelência do Voleibol Paranaense”, entrar em contato pelo e-mail aspmapr@hotmail.com ou ainda pelo telefone 3642-4155.
O torneio
Criada em 2012 para ser a Segunda Divisão do voleibol brasileiro, a Superliga B está em sua quinta temporada masculina e terceira feminina, reunindo grandes equipes do país que sonham com a vaga na Primeirona da modalidade.
Até agora, os times masculinos que conseguiram essa oportunidade foram Apav/Canoas (RS), Alfa/Monte Cristo (GO), a cidade de São José dos Campos (SP) e o Sogipa/Capemisa (RS). No entanto, Araucária entrou na briga este ano e promete dar o seu melhor a cada jogo.
Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Marco Charneski