À medida que a Primeira e a Segunda Divisão de Amadores de Araucária crescem, novas competições de bairro ganham força. Afinal, os times precisam de entrosamento e treino para enfrentar a elite do município, e a melhor maneira de conseguir isso é disputando títulos com o apoio dos amigos e familiares.
Por isso, iniciativas como a Copa Gralha Azul chamam a atenção da comunidade e estão sempre lotadas. “A torcida compareceu em peso durante toda a competição desde o início de julho, mas o público superou nossas expectativas na semifinal”, conta o organizador Paulo Ferreira. Segundo ele, as partidas decisivas aconteceram dia 30 de agosto e definiram os dois finalistas que lutarão pelo troféu do campeonato.
O primeiro confronto a agitar a Fênix Sports aconteceu às 17h entre a equipe Rolesul, que estreou este ano na Segunda Divisão de Amadores e deixou muitos times tradicionais para trás. “Eles foram muito bem na nossa competição e agora enfrentaram o Internacional A, mostrando muita superioridade e não dando chance para o adversário”, conta.
De acordo com o jogador Leandro Aparecido, do Rolesul, a equipe estava pronta para lutar pela vaga na final, mas sentiu dificuldades no começo da partida. “O Inter iniciou muito bem o jogo, e nosso goleiro precisou fazer duas grandes defesas nos primeiros minutos da partida”, recorda. No entanto, a situação mudou assim que a rede balançou pela primeira vez. “Nós marcamos o primeiro gol, e depois não paramos mais”, comemora o rapaz, que viu sua equipe vencer com uma goleada de 9×1 sob o comando do técnico Valdir.
Só que jogar na elite do futebol amador não é garantia de vitória, e isso ficou claro na segunda partida do domingão, quando o Pinheiros entrou em campo. Essa equipe é conhecida por participar na Primeirona e também do Campeonato de Veteranos, mas foi vencida por uma equipe de bairro movida pela amizade. “Foi um jogo difícil contra o Amigos para Sempre, e o placar terminou em 2×2, indo para os temidos pênaltis. Nesse momento, o Amigos conseguiu levar a melhor por 4×3 e deixou o Pinheiros fora da final”, comenta Paulo, que destaca a atuação dos jogadores Gaúcho e Lucas nessa rodada.
Agora, toda a comunidade é convidada para o último confronto da Copa, marcado para o próximo domingo, 13 de setembro. “Será um grande jogo, pois os dois times querem vencer e lutarão para isso. Inclusive, convocamos nosso elenco para que estejamos em peso nesse jogo”, finaliza Leandro, do Rolesul.
Vem aí a Primeirona!
Enquanto a Copa Gralha Azul promete seus últimos chutes no próximo fim de semana, a Primeira Divisão de Amadores se organiza para iniciar os seus nos dias 12 e 13 de setembro. A data foi definida durante o arbitral da competição no dia 28 de maio, e apresentará jogos das categorias Adulto e Juvenil.
Segundo Daniel Kochmann, presidente da Liga Desportiva de Araucária, os jogos acontecerão no Estádio Municipal Emílio Gunha e no Centro Esportivo do Costeira com a presença de sete clubes da cidade: Jatobá EC, Juventus FC, Milan Iguatemi EC, Pinheiros EC, União Cinco Jardins EC, União Itália FC e Costeira FC. “Lembrando que todos os times também competirão com sua categoria de base”, comenta Daniel.
Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS