Araucária PR, , 16°C

Instituições aguardam posicionamento das autoridades para decidirem se vão exigir ou não o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Foto: divulgação
Faculdades de Araucária ainda não decidiram se irão exigir o “passaporte da vacina”
Instituições aguardam posicionamento das autoridades para decidirem se vão exigir ou não o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Foto: divulgação

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná aprovou, por unanimidade, a necessidade de apresentação do comprovante vacinal contra a Covid-19 para acesso e permanência nas dependências da instituição. O “passaporte da vacina” será exigido para professores, alunos, técnicos, terceirizados e comunidade externa. Essa decisão acabou provocando discussões entre as demais instituições de ensino superior da região.

O Jornal O Popular conversou com três dessas instituições, localizadas em Araucária, no intuito de saber se irão ou não adotar a mesma postura da UFPR. A Unifacear Araucária disse que, por enquanto, não tem nenhuma definição sobre isso. A universidade retomará as aulas presenciais e semipresenciais no dia 7 de fevereiro, para alunos veteranos. Alunos do EAD retornarão nessa mesma data. Já os calouros, dos cursos presenciais e semipresenciais, só começam as aulas no dia 21 de fevereiro.

A FAE Centro Universitário – Campus Araucária também informou que decidiu seguir o que as autoridades decretarem. Ou seja, neste momento, não há obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacina.

Da mesma forma a Faneesp Araucária – Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, disse que mantém uma comissão especial que monitora os dados e fazendo pesquisas e análises. Segundo essa comissão, a decisão, até o momento, é que provavelmente a instituição não exigirá o passaporte de vacina, porém irá manter todos os protocolos de prevenção e combate ao vírus, já adotados até agora. As aulas na Faneesp reiniciam no dia 28 de janeiro.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1295 – 20/01/2022

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul