A araucariense Monaliza Ehlke Ozorio Haddad, Doutora em Educação e fundadora do IAD – Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento, acaba de lançar um de seus livros em Portugal. Intitulado “Desenvolvimento da Criança na Primeira Infância – indicativos que remetem à necessidade de intervenção precoce”, a publicação leva às pessoas a compreenderem como se dá o desenvolvimento infantil e relacionar este aspecto com a qualidade de vida das crianças, das famílias e dos professores, procurando um equilíbrio entre as atividades que as crianças realizam para auxiliar em seu desenvolvimento.
“A necessidade do livro se mostrou porque pais e professores costumam relatar algumas dúvidas pertinentes ao desenvolvimento de seus filhos e alunos, tendo como questão central se o desenvolvimento infantil está ou não de acordo com a sua idade cronológica ou se corresponde com a faixa etária em que a criança se encontra matriculada na instituição de Educação Infantil”, explica a autora.
Monaliza conta que a publicação é resultado de uma pesquisa que acompanha anos de estudo e que em 2021 foi apresentada no VII Seminário Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, realizado pelo Instituto Langage, em parceria com a Université Pierre et Marie Curie, que integra a Sorbonne, num artigo intitulado “Desenvolvimento da Criança na Primeira Infância – indicativos que remetem à necessidade de intervenção precoce”, que é exatamente o título do meu livro”, elucida.
Paralelo à pesquisa com instrumentos, a escritora disse que também é feita a análise do desenvolvimento das crianças por meio das famílias que recorrem ao Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento, localizado em Araucária, e acompanha o desenvolvimento delas.
Serviço
A autora explica porque o lançamento foi realizado em Portugal. “Achei que seria uma forma de também contribuir para o país que me acolheu no meu doutorado e, principalmente, ajudar os pais portugueses que também recorrem ao IAD”.
No Brasil, os livros já estão à venda. A autora também está disponível para autografar os exemplares. Contatos pelos fones (41) 99989-9332 ou (41) 999484796.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1295 – 20/01/2022