Uma moeda fictícia tem tudo para se tornar uma grande aliada da professora de Matemática Dalnéia de Souza Alves, do Colégio Estadual do Campo Ana Vernick Kava, no Tietê. O Projeto Monetário “Dinheiro na Escola” foi criado para que os professores das disciplinas de Matemática e Educação Financeira possam trabalhar com os alunos dentro da realidade em que vivem, ensinando-os sobre a valorização do dinheiro e como utilizá-lo corretamente em pagamentos e negociações.
Para criar a moeda, a professora Dalnéia lançou um concurso, onde todos tiveram que fazer a caricatura da diretora Leila Maria Feitosa, para ser estampada nas notas do “vernicks”, nome que os estudantes deram ao “novo dinheiro”. A caricatura vencedora foi a do estudante Edson Francisco dos Santos Costa, que ganhou como prêmio uma cesta de chocolates.
As cédulas fictícias – de 5, 10, 20, 100 e 200 -, ainda não foram impressas, elas terão tamanho menor que o dinheiro verdadeiro, para evitar qualquer tipo de problema. “A proposta com essa moeda fictícia é aumentar a participação em sala de aula e incentivar os estudantes a aprenderem matemática e educação financeira de uma forma mais lúdica. Geralmente são disciplinas consideradas mais difíceis e temidas pelos estudantes, e se forem aplicadas de forma mais divertida, podem fazer com que os alunos mudem essa percepção”, observou a professora Dalnéia.
Texto: Maurenn Bernardo