Nem sempre precisa de chuva para que os araucarienses enfrentem problemas com quedas de energia elétrica. Elas têm sido tão frequentes que já começam a fazer parte da rotina de muitos moradores, seja na área urbana ou rural. Segundo relatos dos próprios, todo final de tarde falta luz ou ocorrem oscilações, causando transtornos e até prejuízos para alguns.

O empresário Neto Gayer, dono da Fruticultura Gayer, no Campo Redondo, já cansou de reclamar, e parece desanimar diante de um problema que parece não ter fim. “Eu só gostaria de saber o motivo das quedas frequentes de energia, de ter uma resposta oficial da Copel. Particularmente, acredito que seja falta de manutenção ou sobrecarga. Na semana passada, praticamente todos os dias tivemos quedas de energia. Às vezes volta em meia fase e acaba queimando alguns componentes das câmaras frias, e não somos ressarcidos. De repente volta a luz, depois apaga outra vez. Em casa o portão não funciona, não dá pra ligar o celular, não conseguimos ver uma TV, mas o problema maior é na empresa, precisamos de energia para manter nossos equipamentos funcionando e evitar prejuízos na produção”, comentou.

Da mesma forma o empresário Domingos Belniaki, da empresa Belniaki & Belniaki Móveis Sob Medida, localizada na área rural de Palmital, vem enfrentando problemas com as constantes quedas de energia. “Temos tido interrupções ou oscilações no fornecimento de energia, geralmente nos finais de tarde. Antigamente isso ocorria todos os dias, agora deu um intervalo, mas ainda sofremos com isso. Aqui na região tivemos casos de pessoas cujos equipamentos queimaram, eu mesmo fui um deles. As pessoas do interior geralmente possuem animais e precisam na energia para aquecê-los ou mesmo para fazer funcionar bombas de água. Sem luz tudo fica difícil”, lamentou.

As quedas de energia também tem sido frequentes na área urbana, em bairros como o Boqueirão, Costeira, Vila Nova, entre outros. “Toda noite cai a luz e logo volta. Mas tem vezes que ficamos um tempão sem energia. Isso se tornou estressante já”, relata Liliane, moradora do Porto das Laranjeiras. Nayhara, moradora do Vila Nova, fala que a luz fica piscando toda hora, isso quando não cai e demora horas pra voltar. “Desde meados de março deste ano ocorrem dois tipos de situações: a energia fica oscilando, fazendo as luzes piscarem, o computador desliga e liga, assim como os eletrodomésticos, ou acontece de acabar a luz por completo, demorando cerca de 30 minutos ou até uma hora pra voltar” relata.

Sobre os problemas relatados pelos moradores, a Copel explicou que equipes da companhia promoveram no início deste mês uma operação de inspeção e manutenção da rede elétrica em Araucária, visando solucionar episódios de oscilações de energia relatadas em áreas rurais do município. Na ocasião, foram substituídos cabos e equipamentos para garantir a estabilidade da rede elétrica.

Em relação as reclamações dos moradores da área urbana, a Copel disse que está fazendo a revisão da rede elétrica, com trocas de equipamentos e cabeamentos, o que pode provocar ocasionais quedas e oscilações.

“Ainda sobre a questão relatada pelo produtor de frutas de Campo Redondo, enviaremos uma equipe até o local para uma inspeção mais detalhada, pois em visitas anteriores já foi constatado um possível problema na ligação entre a unidade consumidora com a rede elétrica”, declarou a companhia.

A Copel também orienta os moradores que tenham tido prejuízos, como equipamentos queimados por conta das quedas e oscilações na energia elétrica, a acessarem o site copel.com, clicar na barra de navegação Atendimento/ressarcimentos danos/solicitação e seguir todos os passos para requerer a indenização.

Edição n.º 1465.