Desde que criou em 2014 a EJA-EAD, modalidade de ensino a distância para jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade apropriada, o Sesi no Paraná registrou um crescimento de 725% nas matrículas. A flexibilidade de tempo, a combinação entre estudo e trabalho, uma maior permanência do aluno em seu ambiente fami­liar no momento dos estudos e a autonomia para estudar como e onde quiser, são algumas das características que têm chamado a atenção do público que procura pelos cursos a distância.

O ensino fundamental (antigo primeiro grau, anos finais – 6ª/7ª/8ª/9ª) pode ser concluído em 24 meses e o ensino médio em 18 meses, com uma certificação reconhecida pela Secretaria de Educação do Paraná. Na primeira semana, o aluno recebe uma formação em informática chamada de “inclusão digital”, para familiarizá-lo com o ambiente virtual de aprendizagem que irá utilizar no decorrer do curso.

Para mediar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, o SESI disponibiliza também encontros presenciais para tirar dúvidas com tutores uma vez por semana – em uma das unidades do Sesi em todo o Paraná – tutores on line, laboratórios de informática e a bi­blioteca da unidade do Sesi onde o aluno foi matriculado.

Mais de 85% do total de alunos que se matriculam na EJA-EAD são trabalhadores da indústria e seus dependentes (filhos, marido ou esposa, que tenham 18 anos ou mais), mas os cursos estão abertos para toda a comunidade. Para os trabalhadores da indústria os cursos são gratuitos e para a comunidade existe uma mensalidade mais acessível do que o mercado oferece, além de material didático gratuito.

Estudos acompanhados pelo Sesi demonstram que no universo das indústrias onde a maioria dos trabalhadores tem o ensino fundamental completo ou em curso, existe uma melhoria da qualidade dos produtos e serviços, uma redução de custos o­peracionais, maior produtividade e competitividade, diminuição do absenteísmo, entre outros.

Já para o trabalhador os benefícios se voltam para uma melhoria na qualidade de vida, mais segurança e preparo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, maior eficácia na comunicação e desenvolvi­mento da análise crítica.