“Ela era muito meiga e adorava ir pra Igreja”. Foi assim que a araucariense Gabrielli dos Santos Ferreira, começou a falar sobre a mãe dela, Márcia Aparecida dos Santos, 50 anos, que morreu em decorrência da Covid 19. Márcia faleceu no dia 6 de junho de 2020, e foi a primeira vítima fatal do vírus em Araucária. “Não tenho palavras para descrever como está sendo a vida sem a minha mãe. Ficou tudo muito complicado. Eu e meu filho morávamos com ela, éramos só nós três na casa. Quando ela nos deixou, tive que me mudar para Curitiba, pois quando entrava na casa, me batia um desespero muito grande”, relata.
Márcia trabalhava na empresa WHB, em Curitiba, e não tinha nenhuma comorbidade. O diagnóstico de coronavírus só foi confirmado três dias após a contaminação. A evolução da doença foi muito rápida. “Quando passou mal, minha mãe internou e foi entubada de imediato. Ficou 17 dias na UTI do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba, e não resistiu. A gente recebia notícias sobre o seu estado de saúde todos os dias, mas a angústia de não poder estar ao lado dela era grande, uma dor inexplicável”, conta Gabrielle. A filha relembra ainda que o novo coronavírus pegou todos de surpresa. “Era tudo muito novo ainda e, apesar do medo, a gente tinha esperança que minha mãe conseguisse sair dessa. Mas infelizmente recebemos a pior de todas as notícias”, disse.
Da casa onde morava com a filha e o neto, Márcia foi a única a ser contaminada pelo coronavírus. As outras duas filhas também não tiveram a doença. “O que mais nos entristece é saber que nem conseguimos nos despedir dela, A última vez que a vi foi quando eu deixei ela na porta do hospital”, lamenta a filha.
A Covid 19 hoje
A letalidade da Covid-19 chegou a Araucária em 6 de junho de 2020. Quase um ano depois, a cidade já registra 343 mortes pelo vírus, conforme aponta o boletim diário do coronavírus, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, 1º de junho.
Além das mortes, o boletim registra 22.630 casos positivos, 2.098 pacientes em tratamento e 20.189 pacientes recuperados, Entre os vacinados estão 25.990 que receberam a primeira dose e 9.456 com a segunda dose.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1264 – 02/06/2021