A Valmet, multinacional que tem em Araucária uma unidade especializada em equipamentos e serviços para o setor de papel e celulose, aplica na empresa o programa interno de qualidade total chamado 5S. Realiza durante o ano várias ações e anualmente promove um evento para avaliar os resultados obtidos nos últimos doze meses. Em 2016, a data caiu na segunda, dia 25 de abril.
Neste dia a empresa para suas atividades e todos os colaboradores deixam de lado, na medida do possível, suas tarefas rotineiras para se dedicar apenas à arrumação do seu setor. São várias ações que ocorrem especificamente neste dia. Desde o descarte daquele material sem uso que foi se acumulando no cantinho de cada setor até pintura do chão da fábrica ou mesmo dos equipamentos para facilitar o trabalho no dia a dia. Restos de material sem uso, aparas de metal, pedaços de madeira de embalagens, tudo é separado para ser descartado, seja para o lixo ou para doação. Alguns equipamentos de informática que estão em perfeitas condições, mas já não servem para a empresa, também vão para doação. Ao final do dia é feito um encerramento. “Não é só lixo físico. Além dos equipamentos de informática sem uso, também é feito um intenso trabalho para fazer limpeza digital, retirando aqueles arquivos inúteis que ficam ocupando espaço nos servidores de dados”, explica Celso Tacla, presidente para a América Latina e que também colocou a mão na massa e estava circulando pelos setores para conferir a arrumação. “Isso é uma das filosofias do programa, todos na empresa devem se envolver no compromisso com a qualidade e as metas do programa”, diz disse Christiane Bento, secretária executiva da diretoria de engenharia e coordenadora do evento no dia D.
Comitê
O programa 5S é uma técnica japonesa que busca qualidade total, que foi difundida pelo mundo todo (veja box) e é adotado pela Valmet de maneira contínua. Segundo Christiane existe um comitê interno formado por mais de quarenta pessoas, com representantes de todos os setores da empresa, que se reúne regularmente para propor metas, fazer auditoria e avaliar os resultados de cada setor. “A unidade tem cerca de quatrocentos funcionários entre próprios e terceirizados e todos são estimulados não só a trabalhar com foco na qualidade mas, continuamente na melhoria do seu setor, além de dar sugestões que podem ajudar a melhorar mais ainda. No dia do evento fazemos uma grande festa para apresentar o desempenho de cada setor e premiar o pessoal que teve os melhores resultados. Além de brindes também premiamos em dinheiro os colaboradores que apresentaram sugestões que efetivamente contribuíram com melhoria em nossos processos”, diz a secretária.
“Para nós o Dia D é uma ocasião especial, pois nesse dia todos trabalham igual, ajudando a limpar e na arrumação. Isso promove uma grande interação e fortalece o sentimento de equipe”, relata Maurício Grain, líder de logística, e um dos funcionários mais antigos da unidade.
Coisa de japonês
O Programa 5S tem sua origem no Japão, quando em maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresenta um método para combater o desperdício, e ajudar o país destroçado pela guerra, e sem recursos naturais. Depois de ocidentalizada, nos anos 60, a técnica foi difundida e aplicada por empresas do mundo todo tendo como objetivo a melhoria do ambiente de trabalho no “chão de fábrica”. No Brasil chegou nos anos 80 com o nome de Qualidade Total.
Segundo os executivos japoneses, o programa 5S é o fator básico para que as técnicas de qualidade total tenham chances de serem bem sucedidas. Recebeu este nome por conta da letra inicial, em japonês, de cada um dos cinco princípios adotados, que são: Seiri (utilização); Seiton (organização); Seiso (limpeza); Seiketsu (conservação) e Shitsuke (disciplina).
A metodologia dá condições para desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato artingir maiores níveis de maior produtividade, segurança, melhora no clima organizacional e motivação dos funcionários. Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, separando o que é necessário do desnecessário, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S. Na prática ele reduz a perda de tempo na procura por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão. Também gera redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. Evita a acumulação excessiva de materiais, estimula a organização e ajuda a melhorar a qualidade de produtos e serviços, com menos acidentes de trabalho.
Texto: Carlos do Valle / Fotos: Carlos do Valle