Três policiais militares que atuam em companhias pertencentes ao 17º Batalhão da Polícia Militar, foram homenageados nesta quinta-feira, 31 de outubro, por se destacarem em serviço. A homenagem aconteceu na sede do batalhão, em São José dos Pinhais. O evento foi realizado durante um café oferecido por um dos parceiros da corporação, o Banco e Financeira Alfa. Segundo a Polícia Militar, a atitude dos policiais engrandece o nome da PM, pois eles não mediram esforços para cumprir seu dever na proteção à vida e segurança do cidadão.
Entre os homenageados está o Soldado Anderson José de Oliveira, da 2ª Cia de Araucária. Na noite de 6 de outubro deste, quando retornava de Araucária para Lapa, onde reside, ele salvou um homem que tentou tirar a própria vida. A situação ocorreu na rodovia BR-476, na cidade de Contenda. O militar trafegava pela via durante a noite e, em certo momento, teve que desviar de algo grande no meio da pista, então rapidamente parou seu veículo no acostamento e com ajuda de sua lanterna, percebeu que era um homem. Logo começou a desviar o trânsito. Além de estar escuro, chovia bastante no dia, o que prejudicava a visibilidade, contudo, mais ninguém parou para ajudá-lo. Além disso, o homem a princípio se negou a receber ajuda, foi quando o policial o ergueu e carregou pra fora da pista. Enquanto ligava para uma viatura vir prestar apoio, teve que conter o indivíduo ainda fora da pista, pois este de debatia e queria voltar para o meio da via.
Também recebeu homenagem o soldado R. Silva, do PCS, que em 6 de outubro deste ano, prestes a assumir o serviço, salvou uma criança que estava com as vias aéreas obstruídas, usando a manobra de Heimlich. A mãe da criança chegou com a mesma desfalecida em seus braços no Corpo da Guarda do Batalhão, e rapidamente o militar a pegou e aplicou a manobra, fazendo com que ela recuperasse os sentidos. Mesmo aparentando estar bem, o soldado orientou a mãe a levar a menina até uma unidade de saúde por precaução.
O soldado Klayton, da 4ª Cia, foi outro homenageado. No dia 7 de fevereiro deste ano, ao chegar à sede da companhia, atendeu um motociclista, que pedia ajuda para uma criança que estava com dificuldades para respirar. De imediato o militar deslocou até o local informado, e em meio ao desespero dos familiares da criança, a tomou em seus braços, e aplicou a manobra de Heimlich, momento em que a pequena Ana, de apenas 10 meses, tossiu e expeliu um liíquido pela boca, voltando a respirar. Da mesma maneira, a mãe foi orientada a levar a criança até um posto médico por precaução.
Foto: divulgação