Um vídeo que vazou nas redes sociais, mostrando um processo de exumação ocorrido no Cemitério do Jardim Independência, gerou indignação por parte da Prefeitura de Araucária. A filmagem foi feita na quarta-feira (29/03), por um dos integrantes da equipe da empresa terceirizada, a qual estava de serviço no local. Sobre o ocorrido, a Prefeitura emitiu uma nota nesta sexta-feira (31), esclarecendo que o serviço de exumação é algo recorrente e, deste modo, não há questionamentos, desde que seja conduzido de maneira profissional.
O comunicado diz ainda que como o vídeo demonstra uma postura inadequada e insensível por parte dos autores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), prontamente entrou em contato com a empresa responsável pelos trabalhadores para que tomasse as devidas providências. “Assim que tomamos conhecimento do vídeo, entramos em contato com a terceirizada, que imediatamente afastou os funcionários. ´Também encaminhamos o vídeo para perícia. Lamentamos profundamente o ocorrido”, disse o secretário do Meio Ambiente, Vitor Cantador.
Já a empresa terceirizada, se manifestou afirmando que o ato mostrado no vídeo foi “muito grave” e os funcionários que aparecem na filmagem deverão ser demitidos por justa causa. A empresa ainda respondeu à SMMA que será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que o funcionário que gravou o vídeo também será responsabilizado.
Ainda conforma a nota da Prefeitura, “tal ato de gravação e divulgação da imagem demonstra desrespeito à memória de uma pessoa, bem como desrespeita as famílias enlutadas, e precisa ser repudiado por todos. Lembramos ainda que quem compartilha esse tipo de imagem/vídeo incorre no mesmo crime, sendo passível de responder judicialmente, já que colabora com a disseminação de conteúdo impróprio. Quando a ideia é denunciar uma postura inadequada de servidores ou terceirizados, dentre os meios disponíveis, o mais adequado é a Ouvidoria Geral da Prefeitura (com garantia de anonimato), através do site: https://araucaria.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal/ ou telefone 0800-643-1550. A Prefeitura se solidariza com todos por esse episódio triste”.
Foto: Carlos Poly.