Apresentações, palestras, oficinas de movimentos, miudinho (estilo de jogo), aulas de dança, primeiros socorros com a Cruz Vermelha, ginga mulher, ensaio fotográfico e gravação de vídeo e rodas, além de várias outras atrações, marcaram a Semana Municipal de Capoeira, instituída pela Lei nº 30.93/2017, realizada entre os dias 8 a 11 de março. A semana, que já acontece há 10 anos, mesmo antes de virar lei, foi organizada pela Associação Cultural Desportiva Capoeira Show, do contramestre Canarinho, com apoio de patrocinadores e colaboração da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Araucária.
A programação aconteceu em diferentes locais, no Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira; no Centro de Treinamento Capoeira Show, no bairro Costeira; e nas escolas e colégios da cidade. Mestres do Paraná, Santa Catarina e São Paulo fizeram apresentações e ministraram oficinas com temas como “Desvendando a Musicalidade”, “Arte de Brincar com o Corpo”, “Movimentos de Contra Golpes”, além de rodas entre crianças e adultos.
Ainda dentro do programa, no dia 10 aconteceu o Ginga Mulher, no Parque Cachoeira, com uma programação voltada ao público feminino, que acompanhou aulas de relaxamento e dança, oficina de movimentação, primeiros socorros e roda aberta, com participação de todos. No Parque Cachoeira, na segunda-feira, 11, aconteceu a gravação de um vídeo clipe e sessão de fotos, que já virou uma marca no encerramento da Semana Municipal. “Foi um evento bacana, que cada vez vem reunindo públicos mais expressivos. Trouxemos grandes nomes da capoeira para conversar com o pessoal, para uma troca de experiências, e tenho certeza de que quem participou aprendeu muito. Agradeço a todos que ajudaram na organização, aos mestres que vieram nos prestigiar, aos alunos e demais pessoas que acompanharam este evento de capoeira”, disse Canarinho.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1154 – 14/03/2019