Pesquisar
Close this search box.

Cartões da Urbs deixam de ser aceitos nos metropolitanos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

busao
Os moradores de Araucária que utilizam as linhas metropolitanas precisam ficar atentos a uma importante mudança que acontece nesses ônibus a partir do dia 5 de agosto. É quando eles deixam de aceitar os cartões transporte emitidos pela URBS.

Em Araucária, a mudança afeta quem utiliza as linhas Portão e Pinheirinho (o ônibus alaranjado) e o Avenida das Araucárias (o ônibus amarelo). Nestes ônibus, a passagem só poderá ser paga com o cartão transporte emitido pela Metrocard e com dinheiro vivo. Em tese, a mudança também afetaria os usuários da linha Ligeirinho Araucária-Capão Raso, porém, como o embarque neste ônibus acontece nos terminais central e do Vila Angélica, as pessoas podem continuar utilizando seus cartões da URBS ou da CMTC, que seguem sendo aceitos nestes locais.

Conforme o diretor-presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), Sandro Martins, a decisão de não aceitar mais os cartões emitidos pela URBS nas linhas metropolitanas partiu da Coordenação da Região Metropolitana (Comec) e já estava definida desde o final do primeiro trimestre.

Ainda conforme Sandro, na prática, a mudança só afeta os passageiros de Araucária que embarcam nos pontos de rua das linhas Pinheirinho, Portão e Avenida das Araucárias. “Isso porque quem apanha, por exem­plo, a linha Portão dentro terminal Central não precisa pagar uma nova passagem, já que a rede é integrada. Então para estes passageiros que embarcam somente em terminais nada muda”, explica.

Novo cartão

Ainda conforme Sandro, nos próximos dias a CMTC irá disponibilizar espaços nos terminais Central e Vila Angélica para que os interessados no cartão transporte da Metrocard possam fazê-lo.

Conforme informações da Comec, a primeira via do cartão metropolitano da Metrocard será gratuita, mas será necessário fazer uma carga míni­ma de 01 (uma) passagem no momento da aquisição. Para a emissão do cartão eletrônico, o passageiro deve levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O cartão poderá ser recarregado quantas vezes o passageiro quiser.

Ainda conforme a Comec, o vale-transporte de papel será vendido até o dia 5 de agosto e terá validade até o dia 31 de dezembro de 2015.
pág 4_5 - politica.indd
Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: Everson Santos