Campeão paranaense absoluto de Xadrez é daqui

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Campeão paranaense absoluto de Xadrez é daqui
Paulo R. Palozi não conseguiu patrocínio da SMEL para a competição

O enxadrista Paulo Ricardo Palozi, de 23 anos, conquistou o 1º lugar no Campeonato Paranaense Absoluto de Xadrez realizado entre os dias 22 e 27 de janeiro, em Curitiba. O evento contou com a participação de mais de 40 praticantes, mas isso não foi um problema para o araucariense, que venceu cinco partidas e empatou quatro.

“Estou muito feliz, pois só os representantes máximos de cada cidade participaram e o nível dos competidores era alto. Além disso, terminei invicto, o que é muito difícil porque no intervalo entre as partidas, que eram de manhã e à noite, os jogadores estudavam seus adversários e pensavam em como conduzir cada jogo”, explica.

A última partida da competição foi contra São José dos Pinhais e demorou 2h20. No jogo mais rápido, Palozi enfrentou um mestre de Ponta Grossa por 1 hora. Já a partida mais demorada foi contra Rolândia e chegou a 4h30. “Não basta ter preparo técnico, porque as partidas são bem desgastantes física e emocionalmente”, revela.

Mestre
Mesmo com o cansaço, o enxadrista afirma que seu resultado foi “muito expressivo” e pode apressar seu crescimento na modalidade. “Tenho chances de participar do Campeonato Brasileiro Adulto, que ainda não tem data definida, e consegui somar pontos para o ranking internacional e, assim, estou mais perto do título de mestre”, conta.

Esse título é concedido pela Federação Internacional de Xadrez aos jogadores que atingem 2300 pontos. Palozi, que pratica xadrez há 12 anos e já foi campeão paranaense sub 14, tem atualmente 2240 pontos.

Sem apoio
O jornal O Popular do Paraná recebeu a informação de que o enxadrista Paulo Ricardo Palozi e os demais membros da equipe da cidade não receberam patrocínio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) para sua participação no evento. Assim, Paulo teria arcado com as próprias despesas.

De acordo com a Assessoria da Prefeitura, a SMEL não teve conhecimento de outros enxadristas que também queriam participar do evento. “Só ficamos sabendo do Paulo, que, por problemas de data da própria Federação de Xadrez, conversou conosco bem em cima da hora, então não tivemos tempo hábil para incluir o pedido dele na destinação de recursos da Secretaria”, explica a assessoria.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE