Delegado dá dicas para quem vai viajar

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Delegado dá dicas para quem vai viajar
Se tiver condições, instale cerca elétrica e câmeras de segurança

“Chega o final do ano, as pessoas saem de férias, viajam por alguns dias, deixam seus imóveis vazios e o número de registros de arrombamentos e roubos aumentam quando elas voltam”, comenta o titular da Delegacia de Polícia Civil, Rubens Recalcatti. “Quem se preocupa com o patrimônio adquirido com tanto sacrifício e não quer ter o dissabor de encontrá-lo dilapidado por criminosos precisa se prevenir”, ele alerta e explica alguns cuidados que devem ser tomados.

“É importante ter os vizinhos como amigos. Eles é que poderão estar atentos ao que acontece na sua casa quando você não está lá. Além deles, se tiver planejado ficar muitos dias fora, deixe sua residência aos cuidados de uma pessoa de confiança, faça contatos rotineiros com ela e deixe seu número de telefone celular em um lugar fácil de ser encontrado caso ela precise te ligar”, aconselha Recalcatti.

 

“Coloque grades em todas as janelas, inclusive as da área de serviço e as de pequena ventilação. Se tiver condições, contrate vigilância privada e instale equipamentos de segurança, como cerca elétrica, temporizador que liga e desliga os aparelhos de som e de TV, câmeras de segurança e alarme”, detalha o delegado.

“Faça a instalação de fotocélula que acende e apaga a luz automaticamente ou, se não puder, peça para alguém acender e apagar as luzes manualmente, mas não deixe que fiquem acessas o dia todo, desligue a campainha e também peça para alguém abrir as janelas, fazer a limpeza da varanda e recolher as correspondências”, ele continua. “Lembre-se que, antes de roubar, os bandidos costumam investigar a casa”, explica Recalcatti.

“Mas também não deixe as chaves da casa com pessoas em quem você não confia plenamente. E, por fim, não comente sobre a viagem próximo a estranhos e na hora de sair de casa, não carregue as malas com o veículo na rua não é bom que uma pessoa qualquer saiba que você está indo viajar”, orienta o delegado.

Foto: Welington de Oliveira

Compartilhar
PUBLICIDADE