Conheça um pouco da vida de Joséf Czaki

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Médico e pesquisador poderá ser homenageado dando seu nome ao Hospital de Araucária

O polonês José Czaki foi uma figura ilustre, que muito contribuiu com a Medicina brasileira e as pesquisas científicas. Chegou no Brasil em 1914 e após ter morado em várias cidades brasileiras, veio para Araucária, onde além da prática da Medicina, desenvolveu um trabalho educacional, principalmente entre a comunidade polonesa.

A história a seguir sobre este personagem ilustre, que poderá ser homenageado dando seu nome ao Hospital de Araucária, tem base nos arquivos do Museu e Instituto de Zoologia da Academia Polonesa de Ciências em Varsóvia e na coleção particular de Mário José Gondek, empresário de Araucária.

Biografia
José Czaki nasceu no dia 21 de dezembro de 1857 em Sanniki (província de Mazóvia). Filho de João Czaki e Joana Czaki, terminou seus estudos universitários de Medicina em Varsóvia. Nos anos de 1884 a 1886 foi médico nos hospitais São Roque e Menino Jesus, em Varsóvia.

Naturalista por vocação colecionou espécimes da natureza. Todos os exemplares que colheu ofereceu ao Museu da Indústria e Agricultura em Varsóvia. Após a saída da cidade de Balta na Podolia, no ano de 1895, foi médico na Marinha Mercante Russa.

Após 1905 trabalhou como médico na construção da ferrovia da Manchúria, em Sungari. Foi exilado polonês juntamente com Julio Szymanski.

Em 1906 foi preso por ter participado dos movimentos revolucionários na Manchúria. Nesse mesmo ano fugiu para o Japão, onde foi co-fundador da revista Wola (Vontade). Czaki teve reconhecido o seu diploma de médico em Springfield, no ano de 1908.

No Brasil
Em 1914 José Czaki mudou-se para o Brasil. Morou em Curitiba, Ivaí, Cândido de Abreu, Ponta Grossa e Marechal Mallet, e finalmente veio para Araucária.

Atingiu grande reconhecimento pela sua assistência médica prestada à população durante a epidemia de cólera em União da Vitória, pela sua participação e criação da escola na sociedade “Dom Ludowy” (Casa do Povo) e pela sociedade “Stowarzyszenie Strzelec” (Sociedade Atirador) em Araucária. Foi agraciado com a Cruz dos Cavaleiros da Ordem do Renascimento da Polônia pelos trabalhos comunitários entre os emigrantes poloneses.

Czaki efetuou uma grande pesquisa em herpetologia. Manteve muitos contatos com pesquisadores brasileiros do Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente com o Dr. Vital Brasil (fundador do Instituto Butantã em São Paulo).

O pesquisador ofereceu numerosos espécimes de répteis ao Museu Nacional de Zoologia em Varsóvia.

Contribuição
A doação de numerosos espécimes zoológicos do Brasil e as alianças no campo educacional foram a base para a concessão do título honorário de Correspondente do Museu Nacional de História Natural. Muitas coleções chegaram a Varsóvia em julho de 1924, sendo levadas para Gdansk. Dentre elas estava a de José Czaki.

No ano de 1933, Venceslau Roszkowski, diretor do Museu Nacional de Zoologia em Varsóvia, juntamente com Janusz Nast, funcionário do Museu, ficaram durante seis semanas no Paraná, onde colheram espécies nos sedimentos aluviais da baía de Paranaguá e no vale do rio Nhundia-quara.

As espécies coletadas foram levadas para Arau-cária. As coleções colhidas por Czaki no vale do Rio Iguaçu foram anexadas às coleções de W. Roszkowski e J. Nast. e depois apresentadas ao museu de Varsóvia.

Coleções caras e variadas foram doadas ao museu de Varsóvia por Czaki. Muitas depois foram perdidas devido a um incêndio.

Compartilhar
PUBLICIDADE