Magistério debate a saúde e as condições de trabalho

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

As condições de trabalho e como elas afetam a saúde de professoras e professores é o tema que o magistério municipal coloca em discussão durante a Semana Pedagógica.

São vários os fatores que colaboram para o adoecimento. A falta de estrutura das escolas, com salas de aulas precárias é um dos deles. As salas superlotadas, que exigem do/a professor/a um esforço adicional e constante na voz, é outro. Ainda faltam de materiais adequados. A carência de profissionais é séria.

Além disto tudo, há o desrespeito à legislação, como à Lei Federal 11.738, de 2008, que estabelece a hora-atividade em um terço da jornada de trabalho. Hora-atividade é um tempo fora da sala de aula para o/a professor/a preparar suas aulas e provas, fazer pesquisas, leituras, corrigir provas e trabalhos, etc. Assim, evita realizar estas tarefas em seus momentos de lazer e descanso.

Para dar subsídios ao debate, a direção do Sismmar preparou materiais e colocou à disposição da categoria no site www.sismmar.com.br. Os materiais são o texto “Quando ensinar é adoecer”, de Emílio Gennari, uma pesquisa para ser respondida e encaminhada ao sindicato e o trecho da Pauta de Reivindicações que trata destes temas, para ser debatido e atualizado pela categoria.

Além dos debates nas escolas, a categoria vai distribuir panfletos e adesivos no centro e nos bairros, na busca pela atenção da administração municipal à saúde e à educação de qualidade.

Eleições sindicais

Estão marcadas para 4 de novembro as eleições para Diretoria Colegiada Plena e Conselho Fiscal do Sismmar, para o período de 2014 a 2017. Na assembleia realizada em 22 de agosto foi eleita a Comissão Eleitoral, que coordenará o pleito.

Até 11 de setembro deve ser publicado o edital de convocação e aberto o prazo para a inscrição de chapas e de candidaturas, que se estende até 30 dias antes da eleição.

Para concorrer à Diretoria Colegiada Plena deve ser formada chapa para preencher as sete coordenações, com titular e suplente. Para o Conselho Fiscal são inscritas candidaturas individuais e as três pessoas mais votadas
Para inscrever candidatura e para votar o/a professor deve ser sindicalizado/a há pelo menos três meses antes da eleição.

Compartilhar
PUBLICIDADE